quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A agricultura de 3 decadas atrás e a de hoje

       No início do crescemento populacional da Caatinga do Moura, quando uma casa era construida, uma roça surgia dando margens a seus proprietários tornarem-se grandes agricultores.Mesmo a caatinga se tratar de uma região da mata do sertão semi-árido do nordeste brasileiro, que contém vegetação arbustiva dotada de pouca folhagem e caules espinhentos, com água em abumdâcia, e de terra fértil, podia se plantar alho, cana de acúçar, trigo, arroz, feijão, banana, goiaba, marmelo e outras diversidades de alimentos.
        Tudo que se plantava de boa  qualidade era exportado para Salvador outros estados e localidades.Com o tempo as exportações foram cessando os motivos pricipais são:
*a água em abundâcia  levava todos os nutrientes da terra.
*os trabalhadores não estavam preparados e a falta de técnicos aumentava a gravidade do problema.
*as terras estavam sanalizadas.
           Tais problemas fizeram com que acabasse as diversidades de plantas  e que o sustento das famílias reduzisem.
          Hoje no século 21 os problemas continuaram sendo os mesmo.Os agricultores que usam as queimadas como  solução de limpar o solo, com a falta de máquinas que realizasem esse trabalho além do solo ficar infértil perde se todos os nutrientes e deixa a terra impropria para o platio.
        As possevies soluções seria:
*os agricultores precisariam fazer cursos técnicos para entender melhor as necessidades da terra.
*usar mais irrigações, pois,além de economizar água, a terra não perderia seus nutrientes.
*fertilizar o solo com adubo convencinal ou orgânico.
       A Caatinga de hoje  produz o doce artesanal de banana e de goiaba e há plantação de banana, manga, exportado para fora verduras e legumes produzidos e vendidos na comunidade.

Um comentário:

  1. Correção:
    *a água em abundâcia levava todos os nutrientes da terra
    *as terras estavam sanalizadas

    # O sistema arcaico de irrigação ultilizado pelos agricultores (irrigação por inundação e por gravidade) levava embora os nutrientes do solo deixando o solo empobrecido de materia orgânica e salinizado.
    *Tais problemas fizeram com que acabasse as diversidades de plantas e que o sustento das famílias reduzisem.
    #O empobrecimento do solo e a salinização causou um grande impacto na agricultura familiar, já que a rotação de culturas ficou prejudicada e os agriculturoes por falta de informação e de tecnicas não conseguiam mais produzir a diversidade de culturas que tinhamos aqui no Vale. Eles implantaram o sistema de monocultura, principalmente no cultivo de banana. E essa nova cultura vem causando um silensioso impacto ambiental que no futuro se tornará catastrófico. A MORTE DO RIO
    Gerou também o desemprego hajavisto, que essa lavoura demanda pouca mão-de-obra.
    *Hoje no século 21 os problemas continuaram sendo os mesmo.Os agricultores que usam as queimadas como solução de limpar o solo, com a falta de máquinas que realizasem esse trabalho além do solo ficar infértil perde se todos os nutrientes e deixa a terra impropria para o platio
    # Em pleno século XXI, na era das tecnologias e das informações, os agricultores continuam com velhas e prejudiciais práticas, tais como: quimadas para limparem a terra para o plantio e isso queima os fungos e as bactérias que processam a materia orgânica causando a infertiliadade do solo, entre outras.
    Para reverter esse quadro os agricultores precisariam adotar novas práticas, principalmente trocar o sistema de irrigação por um outro que não desperdice tanta água e que não cause impactos como a salinização, compactação e infertilidade do solo.

    Obs: retirar esse ultimo parágrafo

    ResponderExcluir